sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Como abrir o Champagne!


 


Um bom Bartender, além de saber elaborar e servir os melhores Cocktails, tem que saber abrir uma garrafa de Champagne como um profissional! Afinal, o Champagne é uma das bebidas alcoólicas mais desejadas e, por muitas vezes, o convidado de honra das festas. Veja como fazer:

  • Depois de convenientemente gelada, retire a garrafa de Champagne do frigorífico ou congelador e pouse-a sobre a bancada ou mesa. Pode-se ainda colocá-la diretamente no balde de gelo – o importante é que esteja imóvel e estável.
  • Pegue na pequena ponta de arame solta e torça em torno da rolha da garrafa de Champagne, removendo assim apenas o topo do invólucro da rolha e não o invólucro completo.
  • Procure uma pequena patilha de arame na rolha da garrafa de Champagne, empurre-a para baixo e desenrosque-a cuidadosamente, de forma a libertar toda a proteção de arame que cobre a rolha. Retire esta trava de segurança.
  • Resta remover a rolha, que deve ser feito sem agitar muito a garrafa de Champagne, com auxílio de um guardanapo de serviço, para que as mãos não entrem em contato direto com a rolha, e sem lançar a rolha para o teto ou em direção aos convidados! Coloque uma mão no pescoço da garrafa de Champagne e outra, com o guardanapo de serviço, sobre a rolha. Para abrir a garrafa de champanhe como um profissional, gire ambas as mãos em direções opostas. Enquanto roda a rolha, deve-se ainda pressioná-la para baixo. Quando ouvir o característico “pop”, a garrafa de champanhe está aberta, sem fazer espuma e, o mais importante, sem desperdiçar Champagne.
  • Ao servir o Champagne, tenha o cuidado de não encher demasiado o copo, uma vez que o Champagne tem tendência a criar muita espuma. Sirva um pouco de Champagne no fundo da taça e, enquanto as bolhas assentam, vá servindo as restantes taças – no final, volte à taça inicial e complete com mais Champagne e assim sucessivamente. Volte a colocar a garrafa de Champagne no balde de gelo.

Os convidados já podem fazer um brinde! Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário